quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mussarela

          Por definição: Queijo coalhado, fatiável, de origem italiana, da região da Campanha, hoje produzido no mundo inteiro. Tem textura firme, sabor suave e cremoso, semelhante ao do leite, e aroma láctico. Feito com leite de vaca (em toda Itália) ou de búfala (na região da Campanha e do Lázio), é consumido fresco. É fabricada pelo método de pasta filata ou pelo método de "esticar queijo". Este método pressupõe que se aqueça a coalhada em água quente, até que ela se torne elástica e forme cordões. Estes cordões são então enrolados em bola, para depois as peças serem cortadas e moldadas. A mussarela de búfala geralmente tem a forma de bolinhas e deve ser conservada em salmoura ou no soro do leite. A de leite de vaca, de formato retangular, é a mais utilizada em culinária. Principal cobertura da pizza, entra também no recheio da lasanha e em outros tipos de massas, podendo ser usada ainda com legumes. É um queijo próprio para cozimento, bastante apreciado no mundo inteiro. Em 30g deste queijo, encontramos cerca de 85Kcal (calorias), 6,5g de gordura e 25mg de colesterol. Em italiano, sua grafia é mozzarella.
        E cá entre nós, é uma delícia. ;)


Mussarela fatiada

Salada Caprese (mussarela de búfala)
www.borbolsnacozinha.blogspot.com

Pizza quatro queijos com cobertura de mussarela


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Alfafa, Bambu e Feijão

A pedidos, hoje o assunto é: Broto de...


Alfafa

        Originária da região mediterrânea, é de fácil culivo. Sua textura é crocante e seu sabor, suave. 
São encontradas diversas variedades como a alfafa-arbórea, alfafa-de-folhas-manchadas, alfafa-espinhosa, alfafa-gigante. Da família das leguminosas, oferece uma quantidade baixa de calorias e é rica em proteínas vegetais. Contém várias vitaminas, entre elas:  A1, B2 e C, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio. É eficaz no tratamento de anemias, ausência de ferro, auxilia a circulação sanguínea protegendo-a de hemorragias. O seu chá tomado em jejum recalcifica os ossos e combate o raquitismo, calmante, combate o excesso de uréia, como salada serve para combater o escorbuto, falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo e artrite.





Bambu
        No dicionário da gastronomia está: Ingrediente muito utilizado na cozinha asiática tropical (China, Japão, Camboja e Vietinã), é a parte comestível de uma espécie de bambu. Com formato cônico e coloração branca, sua consistência é levemente crocante. Pode ser encontrado cru, em conserva ou cozido. Se for adquirido cru, deve ter suas camadas externas removidas, pois estas são duras; depois de cortado, precisa ser aferventado antes de ser utilizado. É rico em hidratos de carbono, sais minerais, enzimas e aminoácidos.




Feijão
        Bastante utilizado pela cozinha oriental, seu uso foi introduzido no Brasil pelos japoneses, que o denominam moyashi. Os brotos têm cerca de 10cm de comprimento e são obtidos a partir de grãos de feijão colocados de molho para germinar. Vendidos sempre frescos, podem ser comidos crus ou branqueados, como salada, ensopado, acompanhamento ou como ingrediente de diversos pratos da culinária oriental. São muito saborosos e nutritivos.




Os brotos e seus benefícios:

Proteger os olhos: As recomendações de consumo por dia são de 700 microgramas para mulheres e 900 para homens.

Alfafa: 7,5 microgramas
Feijão: 1 micrograma
Bambu: 1 micrograma

Fortalecer os músculos: A dose diária recomendada é de 2 mil miligramas.

    Bambu: 266 miligramas 
 Feijão: 74 miligramas
 Alfafa: 39 miligramas

Afastar o câncer: Precisamos de 400 microgramas por dia.

Feijão: 30 microgramas
Alfafa: 18 microgramas
Bambu: 3,5 microgramas

Alivia a anemia: Mulheres precisam de 18 miligramas e homens de 8 miligramas por dia.
                                       
Alfafa: 0,48 miligrama
 Feijão: 0,43 miligrama
  Bambu: 0,25 miligrama

Reforça o sistema imunológico: A dose diária recomendada é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres.

                                        Feijão: 6 miligramas
Alfafa: 4,5 miligramas 
Bambu: 2 miligramas


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Alho poró


Família das liliáceas, também chamado de alho-porro. Tem um sabor característico semelhante ao alho e a cebolinha, entretanto, seu aspecto é bem peculiar. Suas folhas têm uma tonalidade verde-brilhante, e a parte branca deve ser realmente branca, e não amarelada, não devendo estar mole nem enrugada.  Para a culinária, aproveita-se somente a parte branca.
          No século VII, os habitantes do atual país de Gales, depois de vencerem os saxões em uma batalha portando o alho poró em seus elmos, fizeram dessa planta o seu símbolo, convencidos de que ele tornava-os mais fortes e invencíveis. Na Antiguidade, era considerado “aspargo de pobre”, venerado pelos egípcios e usado pelos israelitas. Para Nero, a verdura melhorava sua voz para o canto.
Atualmente muito apreciado na gastronomia é encontrado com maior freqüência e faz muito sucesso em risotos, sopas, tortas, ESCONDIDINHOS, saladas, molhos, etc.
É encontrado fresco durante todo o ano, embora seu período de safra concentre-se nos meses de inverno.
Contém hidratos de carbono, proteínas, vitaminas C e B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

para os fãs de PALMITO

        Coração comestível da palmeira, árvore que cresce em regiões de clima tropical. Da cor do marfim, tem textura delicada e macia, semelhante a do aspargo branco. Seu sabor é suave e característico. De forma cilíndrica mede  em torno de 10cm de comprimento por 1cm ou 2cm de diâmetro. No Brasil, é grande a produção e exportação desta delícia. Disponíveis frescos ou em conserva, mergulhados em água. Alguns tipos não devem ser consumidos crus, pois são muito travosos, contém muito tanino.
      
          A extração do palmito implica na morte da palmeira, uma vez que seu meristema apical é eliminado. Por isso, mesmo com sua introdução ao cultivo, a extração de palmito na natureza tem colocado em risco as espécies das quais é obtido. Os palmitos de pupunha e açaí tem sido aplicados como alternativas para diminuir a ameaça de extinção do palmiteiro tradicional.


Palmito

Palmeiras


        Envie suas dúvidas para o e-mail: brasileiridade@hotmail.com; faça sua encomenda de Escondidinho de Palmito também pelo e-mail.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

mais saúde.

        Esse vegetal ajuda no fortalecimento dos dentes e dos ossos, reduz as chances de desenvolver câncer e protege os vasos sanguíneos do corpo!    
        Vale a pena incluir no cardápio (y).



Brócolis e Saúde.

        Rico em vitaminas A e C, é também uma boa fonte de fibras e minerais (particularmente enxofre, ferro, cálcio e potássio). As folhas do brócolis têm cinco vezes mais cálcio que o leite de vaca. Seu sabor é característico e delicado (e sensacional no meu ponto de vista). Pode ser utilizado cozido em água e sal, com molhos variados, na forma de suflê, misturado ao arroz, como recheio de tortas (e dos nossos escondidinhos! hehehe), em sopas, etc.
     
        A partir do momento que você incluir este alimento no seu cardápio, o processamento de informação nas células do cérebro vai acelerar, conseqüentemente, melhorar a memória. É recomendável 100g. diárias nas refeições.
        

Brócolis da vez...

        Pertencente a família das crucíferas, é um vegetal verde, semelhante à couve-flor. É aparentado também com o repolho e a couve-de-bruxelas. Deve ter talos brilhantes e flores firmes e bem verdes. São aproveitadas as flores, as folhas e a parte tenra do caule, que deve ser descascado.