sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

mais sobre a tal MANDIOCA.

    Os indígenas faziam farinha com tudo que lhes chegava à mão. Faziam farinha de peixe seco, de carnes de caça secas, de carás, de amendoim, de banana e até de arroz. Contudo, era a farinha de mandioca que lhes dava o sustento e que lhes fornecia proteína vegetal e o energético, necessários a sua sobrevivência. Dela também extraía-se a goma, irmã do polvilho.
    Da mandioca os indígenas fabricavam ainda o beiju, carimã, tapioca, manicuera,maniaca, manisana, além de produzir pirões e mingaus.

                                                                        Definições:
beiju: Alimento muito comum no norte e nordeste do país, feito com polvilhode mandioca cozido sobre uma frigideira quente. Tem o formato de uma panqueca, que é enrolada logo após ser tirada da chapa. O beiju é comido com manteiga ou molhado em leite de coco.
carimã: Também chamada de puba ou mandioca mole, é uma massa de mandioca fermentada e posta a escorrer. É encontrada na forma de bolinhas ou seca como farinha. Para ser usada deve ser bem lavada antes!. Utilizada para fazer cuzcuz, bolos, papas, etc.
manicuera: caldo de aipim, apenas fervido, sem expessar.
maniaca: sumo de mandioca fervida.
manisana: grelos e folhas tenras de mandioca, guisadas com carnes e que deu origem à maniçoba dos nossos dias.


(#) Informações dos livros de Radel, GUILHERME. A cozinha africana da bahia; e Gomensoro, MARIA LUCIA. Pequeno dicionário de gastronomia.

Faça seu pedido de Escondidinho através do e-mail: brasileiridade@hotmail.com :)
Envie seu endereço de e-mail, encomenda e telefone que entraremos em contato.
Requerir também por e-mail a tabela de preços e sabores!.

Até amanhã o/

Nenhum comentário: